quarta-feira, 25 de abril de 2012

HELIÓPOLIS, A TERRA DO SOL

CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS DO MUNICÍPIO DE HELIÓPOLIS

O Município de Heliópolis, antigo Novo Amparo e antes Pau Comprido, foi fundado em 1910 e após ter sido Povoado do município de Cipó e por último de Ribeira do Amparo, conseguiu através de muita luta e por meio da influência no cenário político da região do Sr. José Dantas de Souza sua Emancipação Política através da Lei de Nº 4.429 de 11 de abril de 1985, tendo como primeiro prefeito o Sr. José Emídio Tavares de Almeida Santos, e, atualmente o Sr. José Valter do Rosário (ano de 2012)  
A cidade de Heliópolis originou-se do povoado Pau Comprido. Para a origem deste nome há duas versões: a primeira afirma que o nome surgiu na época em que  havia uma feira-livre no povoado. Certo dia houve uma briga violenta entre pessoas, dando o início a uma rixa que durou vários dias, fazendo com que o lugar passasse a ser conhecido como Pau Comprido.
A outra versão é a mais aceita pela comunidade de hoje, a mesma diz que o nome surgiu ainda na época em que não havia habitações na região. O fazendeiro e comerciante José Umburana decidiu apossar-se da área, e sob uma enorme árvore, iniciou a prática de matar bois aos sábados e vender a carne àqueles que passavam pela região. Com o passar do tempo, outras pessoas também resolveram vender alguns produtos debaixo da referida árvore, iniciando assim uma pequena feira-livre. O nome Pau Comprido foi usado como referência ao local onde era realizada a pequena feira. Tempos depois, houve um aumento na circulação de pessoas na área, iniciando a construção de uma Igreja, e em sua volta, residências começaram a ser construídas, dando origem ao povoamento da região.

Imagem Aérea de Heliópolis
O nome “Heliópolis” foi concebido por um padre que morava no povoado e que conhecia muitas cidades pelo mundo. Este padre afirmava que no Egito havia uma cidade com características muito semelhantes ao povoado baiano, como um intenso calor e o movimento na feira-livre, e que se chamava “Heliópolis”, Helio, que quer dizer em Egípcio Sol e Polis, que quer dizer cidade, logo, “Cidade do Sol”. Ele sugeriu este nome e a população simpatizou-se, passando o povoado “Pau Comprido” a ser conhecido como “Novo Amparo” e depois como “Heliópolis”.

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS

O município de Heliópolis está localizado na região Nordeste da Bahia, distante 300 km da capital Salvador, próximo à fronteira com o estado de Sergipe, na microrregião de Ribeira do Pombal.  Possui uma área equivalente a 313,20 Km2. Tendo como limites a Norte as cidades Cícero Dantas e Fátima, ao Sul Ribeira do Amparo, ao Oeste Ribeira do Pombal, ambas no estado da Bahia e a Leste a cidade de Poço Verde no Estado de Sergipe.
O município de Heliópolis é composto pelos seguintes povoados: Araticum, Arrozal, Barreira do Tubarão, Barreira Grande, Bendó, Camboatá, Caboré, Cajazeiras, Calumbí, Condão, Cumbanzê, Farmácia, Galinha Morta, Itapororoca de Baixo, Itapororoca de Cima, Jibóia, João Grande, Mandacaru, Maria Preta, Massaranduba, Melancia I, Melancia II, Ouricurí, Pau-Ferro, Pindobal, Poço, Porteira, Queimada do Miguel, Quixabeira, Riachinho, Riacho, Sacatinga, Sapé, Serra dos Correias, Serrota, Tamarindo, Tamboril, Tanque das Vargens, Tanque Novo, Tanquinho, Terra Preta, Tijuco, Umburana, Velame e Viuveira.
O clima da cidade de Heliópolis é o tropical Sub-úmido a seco, onde as trovoadas caem no verão, que são as chuvas fortes, porém inconstantes e as chuvas que caem no inverno, essas são as chuvas constantes, as quais duram por 4 (quatro) meses, começando em maio e terminando em agosto. A temperatura média anual é de 24º C, com máximo 30,8ºC, e mínima 21,6ºC. A pluviosidade média anual é de 850 mm. A localização da cidade de Heliópolis não é considerada Sertão e sim Agreste, situada entre o Sertão semi-árido e a Zona da Mata úmida. É uma área de transição entre duas sub-regiões. Seu clima não é tão seco quanto a do Sertão, nem tão úmido quanto a Zona da Mata. (fonte: SEI)
O município está totalmente inserido na bacia hidrográfica do Rio Real, possuindo o único açude dessa rede hidrográfica, o açude Pindorama, o qual tem uma extensão de 1,5km suas águas servem para irrigação.
O relevo da cidade de Heliópolis é formado pelas planícies e pelos tabuleiros costeiros (tabuleiro de Itapicurú e tabuleiro do Rio Real), com uma altitude de 324 (trezentos e vinte e quatro) metros.


CARACTERÍSTICAS POPULACIONAIS

            A população do Município de Heliópolis tem origem nos povos portugueses, indígenas e africanos. Mediante essa diversidade surgem muitas características predominante na cultura do seu povo, observadas nas festas religiosas e populares, na culinária, linguagem e musicalidade.
Quanto à localização dos habitantes, aproximadamente 67,71% da população reside na zona rural e 32,2% na zona urbana conforme dados averiguados no IBGE no ano de 2000.



1991
2000
População Total
11376
13108
População Urbana
2367
4232
População Rural
9009
8876
Taxa de Urbanização
20,81%
32,29%

Indicadores Populacionais


Fonte IBGE
Conforme dados comprobatórios apresentados na tabela supracitada, foi constatado que no período de 1991 a 2000 que a população de Heliópolis teve um índice de crescimento anual de 1,65%, passando de 11.376 em 1991 para 13.108 em 2000. Dessa forma, a população no município no ano de 2000 representava 0,10% da população do estado e 0,01% da população do país.
População residente por sexo e localidade

Ano
Pop. Total
Homens
Mulheres
Pop. Urbana
Pop. Rural
Taxa de Urbanização
1980*






1991
11.376
5.729
5.647
2.367
9.009
20,81%
2000
13.108
6.694
6.414
4.232
8.876
32,29%

*Ressaltamos que no ano de 1980 a cidade ainda não era emancipada, entretanto não existem registros oficiais referente há este ano.
Percebe-se que a taxa de urbanização passou de 20,81% em 1991 para 32,29% em 2000, tendo um crescimento de 57,17%. Averiguamos que o índice da população do sexo masculino no ano de 1991 passou de 50,36% para 51,06% em 2000, enquanto que a taxa de crescimento no sexo feminino em 1991 passou de 49,63% para 48,95% onde houve uma redução de 0,68%, mediante dados podemos perceber que o índice de crescimento masculino é superior ao sexo feminino.

População residente por raça ou cor

Total
Branca
Preta
Amarela
Parda
Indígena
Sem declaração
13.108
3.053
535
37
9.459
-
23


Mediante indicadores populacional residente por raça ou cor dos 13.108 habitantes 23,29% são de cor branca, 4,08% são de cor preta, 72,16% são de cor parda, 0,28% são de cor amarela, enquanto que 0,17% é de cor não declarada.
Na cidade de Heliópolis podemos encontrar ruas com esgotamento sanitário, mas a quantidade é muito inferior em relação à necessidade mínima do município e o mesmo tem causado sérios problemas ambientais, pois o fluxo de esgoto está sendo despejado no açude que fica aproximadamente a um quilômetro de distância da sede.
Em relação à pavimentação, muitas ruas já possuem, mas o número é insatisfatório. Quanto ao lixo residencial e público é coletado periodicamente e é jogado a céu aberto, uma vez que o município não dispõe de um aterro sanitário. Muitas pessoas ainda queixam-se que suas ruas não são atendidas pela coleta do lixo, as quais despejam em locais inadequados. O lixão da cidade fica a aproximadamente três quilômetros da sede e não há coleta seletiva do lixo e nem um programa de tratamento e aproveitamento do mesmo.    
Quanto ao abastecimento de água há uma pequena quantidade de residências que possuem poços artesianos, sendo que na sede existe água encana e tratada com cloro. Cabe ressaltar que no período de seca há uma escassez de água para atender a demanda populacional. Enquanto que na zona rural em algumas comunidades possuem cisternas e mesmo assim, os habitantes enfrentam sérios problemas com a falta de água, principalmente no verão, utilizando ainda, águas retidas em pequenas barragens inadequadas ao consumo humano.       

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS

O município de Heliópolis destaca-se na produção agrícola que é voltada para o consumo interno, entre os principais cultivos podemos citar o milho, o feijão e a mandioca. O algodão perdeu espaço devido à praga do “bicudo”, fazendo com que a produção diminuísse significativamente.
No entanto, nota-se um crescimento da apicultura que já é uma fonte de renda para pequenos produtores de mel do município, sendo que uma parte da produção é voltada para o consumo interno e o restante é colocado no mercado da região. Entre os produtores podemos citar a Associação Comunitária da Barreira do Tubarão que produzem em grande escala mel, própolis e cera.
Sendo assim, a produção no município está voltada a pequenos produtores rurais, encontrando-se ainda, agricultores que cultivam por meio de arrendamento. Outro fator que merece é a exploração dos Areais de Heliópolis que abastece as cidades da região, embora haja uma grande extração, não há uma fiscalização municipal, o que causa um grave problema ambiental para o município.   
É importante frisar a inexistência de fábricas no município, o que dificulta a empregabilidade da população, fazendo com que muitos jovens migrem para outras regiões do país na busca de emprego e melhores condições de vida. Esta depende do comércio informal, da prefeitura e dos pequenos estabelecimentos comerciais que empregam pequena quantidade de pessoas. Cabe ressaltar ainda, os aposentados que se apresentam em grande número.  
Sendo assim, as funções predominantes no município são as de lavradores e de profissionais da educação, não havendo registro do número de pessoas desempregadas no município.
Os Indicadores de Renda, Pobreza e Desigualdade, podem ser analisados a partir da seguinte tabela:


1991
2000
Renda per capita Média (R$ 2000)
47,7
76,9
Proporção de Pobres (%)
83,1
65,8
Índice de Gini
0,49
0,48

Fonte IBGE
Podemos perceber que a renda per capita média do município cresceu 61,16% no período de 1991 a 2000. No mesmo período, a proporção de pobreza diminuiu em 20,86%, diminuindo também a desigualdade, que segundo o índice de Gini passou de 0,49 em 1991 para 0,48 em 2000.
Já os Indicadores de Desenvolvimento Humano serão analisados a partir dos seguintes dados:


1991
2000
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
0,430
0,580
Educação
0,347
0,652
Longevidade
0,524
0,589
Renda
0,418
0,498

Fonte IBGE
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Heliópolis cresceu 34,88% no período de 1991 a 2000, passando de 0,430 para 0,580. Para esse aumento, houve uma contribuição da Educação com 67,8%, seguida pela Renda, com 17,8% e pela Longevidade, com 14,4%.  

CARACTERÍSTICAS CULTURAIS

Ao analisar os aspectos culturais da cidade de Heliópolis é possível perceber que o mesmo possui uma população culturalmente diversificada.
Com base em dados históricos, o povo do município possui características culturais originárias de africanos, portugueses e, em alguns casos, indígenas (apesar de não se identificar comunidades indígenas no município), podem-se observar as fortes influências desses povos nas manifestações artísticas e culturais, como em festas religiosas e populares, na culinária, nas danças, na música, na arte e em outras formas de demonstrações dos saberes historicamente construídos pela comunidade deste município.


Festa do Carro de Boi
Podem-se vê atividades ligadas a produção de artesanatos, onde os artesões se dedicam desde a fabricação de redes e objetos de cerâmica até a confecção de bordados e pinturas em diferentes modalidades. Diante desse contexto contamos com artistas ainda anônimos, embora apresentem um trabalho que atende aos padrões artísticos, e a Associação das Bordadeiras, cuja sede fica no Pov. Massaranduba.
Festa das Carêtas - Sábado de Aleluia
Entre as festas tradicionais estão as religiosas e as culturalmente adotadas pelos moradores, dentre elas se destacam:
Religiosas:
·         A Festa do Padroeiro da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – mês de outubro;
·         A Semana Santa;
·         As Novenas nas comunidades:
- Itapororoca
- Jibóia
- Cajazeiras – Nossa Senhora do Carmo – Julho;
- Tanquinho – Nossa Senhora de Santana – Julho;
- Massaranduba – São José – Março;
- Riacho – São João – Junho.
            A festa de São Pedro é tradição no município desde 1988 quando a cidade contou com a presença do cantor Luiz Gonzaga, e foi instituída como a festa tradicional que valoriza a identidade local.
            A comunidade comemora outras datas cívicas, como: O São João nos povoados, as festividades natalinas, o dia de Reis, etc.
            Há, ainda, outras manifestações nos segmentos abaixo relacionados:
Dança:
Quadrilha-Junina, Dança de Roda, Reisado, Folguedo-
Música:
Forró- Voz e violão, Banda de pífanos.
A principal atividade de lazer é a prática de esportes: Futebol, futebol de salão, a prática de capoeira, de karatê, entre outras atividades esportivas.
Denominações Religiosas:
Igreja Batista

Igreja Batista de Heliópolis-BA.
Assembléia de Deus
Igreja Católica Apostólica Romana do Sagrado Coração de Jesus
Igreja de Jesus Cristo às Nações Deus é Fiel
Congregação Cristã no Brasil

(Gentilmente cedido pela Secretaria de Educação Municipal de Heliópolis-BA à Congregação Batista. Complemento nosso.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário